Como recuperar a conta de acesso?

  • Para recuperar a conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  • Clique no link Esqueci minha senha.

  • O Login Único avaliará a forma mais segura para recuperar a conta ao cidadão.

  • Caso a opção não seja a melhor para momento, estará disponível outra opção para cidadão realizar a recuperação na mesma tela.

1. Recuperar a conta por meio do Aplicativo gov.br

  • Clique no botão GERAR QR-CODE. Caso não possa recuperar pelo Aplicativo, basta clicar no botão Não tenho celular

  • O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.

  • Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code

  • Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE

  • Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.

  • Posicionar o rosto de frente para câmera celular e siga as orientações até sistema validar as informações.

  • Clique no botão OK e continue o processo no computador

  • Preencha os campos com uma nova senha e clique no botão Concluir para recuperar o cadastro.

2. Recuperar conta por meio dos Bancos Credenciados

  • Clique na imagem do banco credenciado desejado. Caso não possa recuperar pelo banco, basta clicar no botão Recuperar de outra forma

  • Siga os procedimentos do banco credenciado.

  • Defina a senha e clique no botão Concluir para finalizar a recuperação da sua conta.

3. Recuperar conta por E-mail

  • Conferir se o email está correto do cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo email, basta clicar no botão Não tenho acesso a este email

  • Abra o e-mail e busque o código de acesso encaminhado (confira na caixa de spam caso não esteja na caixa de entrada)

  • Digite o código de acesso e clique no botão Avançar

  • Defina a senha e finalize a recuperação da sua conta.

4. Recuperar conta por Mensagem de Texto (SMS)

  • Conferir se o número de celular está correto do cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo número de celular, basta clicar no botão Não tenho acesso a este celular

  • Conferir a mensagem recebida no celular informado e digitar o código no campo Código de 6 caracteres e clique no botão Avançar

  • Defina a senha e finalize recuperação da sua conta.